Responsável por 27% da exportação brasileira de açúcar, por meio do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – acaba de renovar contrato com a BP Bunge Bioenergia, uma das maiores processadoras de cana-de-açúcar do país. O acordo, com duração de cinco anos, prevê a movimentação anual de grande parte do volume de açúcar VHP produzido pelas usinas da BP Bunge.
A carga será captada nas usinas da empresa localizadas em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, em uma operação porta a porta, realizada inteiramente pela VLI até a Baixada Santista por meio do Trato – startup criada pela companhia, responsável pela operação rodoviária das usinas da BP Bunge até os terminais da VLI – e da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Ao chegar no Tiplam, a commodity será exportada para abastecer principalmente os mercados da Ásia e Oriente Médio. O açúcar bruto é exportado para as principais refinarias do mundo, onde são processados e distribuídos no mercado.
“Nesse formato conseguimos fazer os carregamentos em menos tempo, gerando produtividade em todo o processo”, ressalta o gerente Comercial de Açúcar da VLI, Jandher Carvalho.
“O açúcar brasileiro tem uma participação de destaque no mercado mundial. A renovação dessa parceria com a VLI permite obtermos ganhos de escala e sinergias importantes nas operações de exportação do açúcar, conectando as usinas ao porto em uma gestão integrada, fluida e, principalmente, segura”, completa André Villela de Andrade, Gerente de Planejamento e Logística da BP Bunge Bioenergia.
Plataforma Trato
O Trato é uma plataforma de gestão da cadeia logística rodoviária, que oferece soluções de agendamento, integração e otimização para os diferentes entes da cadeia: motoristas de caminhão, transportadoras e embarcadores. A startup é uma importante parceira da VLI e cumpre o trecho logístico rodoviário de transporte, conectando a carga produzida nas usinas da BP Bunge (entre outros clientes) aos terminais de transbordo da VLI, localizados em Guará (SP) e Uberaba (MG), onde os vagões são carregados e seguem viagem com destino ao Tiplam. Desde o ano de 2019, ao longo da gestão do Trato, já foram agendadas mais de 1 milhão de viagens rodoviárias e transportadas mais de 2 milhões de toneladas de açúcar. O número mais emblemático para o Trato é o crescimento de motoristas de caminhão. Atualmente, a plataforma conta com mais de 90 mil condutores e 96% deles expressam satisfação com a utilização do agendamento por meio da plataforma.