O Centro de Tomada de Decisões atua no monitoramento das máquinas em tempo real com objetivo de reforçar a segurança operacional e a produtividade nas ferrovias
A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, já conquistou os primeiros resultados positivos com a adoção de uma nova estratégia para monitorar os indicadores de confiabilidade das locomotivas que fazem parte da frota da companhia. Desde o segundo semestre do ano passado, o chamado Centro de Tomada de Decisões (CTD) reúne informações para realizar análises em tempo real ainda mais assertivas sobre o desempenho das máquinas. Atualmente, uma equipe formada por 16 profissionais desenvolve essa frente de trabalho da área de engenharia com objetivo de reforçar a segurança operacional e a produtividade no transporte das cargas.
Os técnicos monitoram parâmetros das locomotivas que trafegam pelos cinco corredores logísticos da VLI. Eles analisam dados coletados em ferramentas disponibilizadas pelos fabricantes e informações repassadas pelos maquinistas por meio de mensagens de texto enviadas no sistema conhecido como macro, que funciona via satélite. A partir dessas avaliações, é possível tomar decisões mais rápidas e eficazes diante de qualquer circunstância identificada nas ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte Sul (FNS), controladas companhia.
O CTD atua em conjunto com o Centro de Controle Operacional (CCO) da VLI, responsável por determinar o ritmo da circulação de trens nos oito mil quilômetros de malha ferroviária administrada pela companhia. Essa integração das áreas com as equipes de manutenção em campo permitiu uma redução de 30% na quantidade de falhas identificadas nos indicadores de confiabilidade das locomotivas na comparação entre janeiro e maio deste ano com o mesmo período de 2014.
“Antes da criação do CTD, os profissionais que trabalham em campo precisavam conciliar as análises referentes à circulação de trens com a programação diária de atividades nas oficinas. Agora, a nova área é responsável por centralizar os dados sobre as locomotivas em operação e avaliar a tomada de decisões com base nessas informações. Assim, conseguimos, por exemplo, diminuir possíveis impactos na circulação das composições férreas em caso de avarias”, explica Junior Froes, gerente de Planejamento e Controle da Manutenção da VLI.
Neste ano, o CTD pretende ampliar o trabalho de monitoramento remoto por meio da consolidação de novos processos e ferramentas. O objetivo da área é desenvolver mecanismos para acompanhar ainda mais de perto a “saúde” das locomotivas, auxiliando no diagnóstico de indícios que possam ajudar a prevenir a ocorrência de problemas mecânicos nas operações ferroviárias. Além disso, os técnicos planejam aplicar tecnologias similares para alcançar a mesma eficiência no acompanhamento da frota de vagões.
(Foto: Divulgação/VLI)
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