Volkswagen e Bertin fazem parceria em programa de biodiesel

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e o Grupo Bertin iniciam em setembro os testes de um programa pioneiro em biodiesel no Brasil. Utilizando matéria-prima de origem animal, o objetivo é iniciar as pesquisas com a mistura de biodiesel ao óleo diesel tradicional numa proporção de 20%, chamado combustível B20. Hoje, a montadora já oferece garantia de fábrica a veículos que utilizam mistura a 2% (B2). Seis caminhões Volkswagen Constellation 19.320 participarão dos testes.

Para o Grupo Bertin, que atua nos segmentos de agroindústria, infra-estrutura e energia, o interesse é utilizar a gordura animal proveniente de seus processos produtivos. O produto será utilizado nos caminhões da frota da empresa e também comercializado no mercado interno. A pesquisa da Volkswagen Caminhões e Ônibus e do Bertin tem autorização especial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Antes de os testes com os caminhões do Bertin serem iniciados, três deles receberão motores e sistemas de alimentação de combustível previamente analisados e preparados pela Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Esta contará com o apoio da Cummins Latin America e da Bosch para definir a compatibilidade dos materiais utilizados nas peças com o biodiesel misturado ao óleo diesel dos caminhões. A mistura será feita num tanque de 15.000 litros instalado na garagem da frota do Bertin em Lins, SP. Os três caminhões restantes atuarão como “sombras”, veículos de referência para os protótipos.