A Voltalia, empresa produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis, está desenvolvendo novos parques no estado do Rio Grande do Norte, assim como em outras regiões do Brasil. Além de inaugurar o Complexo Eólico Vamcruz em Serra do Mel/RN – juntamente com a Chesf e o Grupo Encalso – a Voltalia também está construindo o Complexo Serra Pará, vizinho a Vamcruz, com capacidade instalada de 90 MW e operação prevista para iniciar no final deste ano.
Na sequência, a Voltalia irá construir o Parque Vila Acre I, também localizado no município de Serra do Mel, com capacidade instalada de 27 MW. Este próximo empreendimento tornou-se possível a partir do último leilão de que a empresa participou, em novembro de 2015.
Nas regiões onde atua, a Voltalia mantém relevantes projetos socioambientais. Um exemplo é o projeto “Água e Renda”, nas Vilas Pará e Amazonas (região de Serra do Mel), que permite o acesso a água potável para as comunidades locais. Isso acontece graças a um processo de dessalinização da água salobra existente na região.
O tratamento dos efluentes promove, ainda, a criação de tilápias, além do cultivo de palma e erva-sal para alimentação animal (ovinos e galinhas). O processo é necessário para o tratamento dos rejeitos gerados na dessalinização e contribui para a preservação do meio ambiente. Os produtos são comercializados pelos próprios moradores e o projeto se sustenta com o ciclo gerado pelo consumo da água potável. Estima-se que o projeto já beneficia 139 famílias desde maio de 2015.
Instituições reconhecidas por sua qualidade técnica em âmbito nacional – como Sebrae, Senar e Emparn – foram contratadas para realizar as capacitações necessárias e tornar operacional o sistema do projeto “Água e Renda”, com o envolvimento direto dos moradores locais, de modo a garantir o seu sucesso.
Outros programas socioambientais de destaque conduzidos pela Voltalia envolvem a “Academia do Idoso”, em que os idosos da região de Serra do Mel têm acesso a equipamentos que possibilitam movimentos, sem que haja sobrecarga em suas articulações; “Bem na Escola, Bom no Esporte”, projeto esportivo que utiliza o tênis como motivador para melhorar o desempenho das crianças na escola e também no convívio familiar; “Quintais Produtivos”, visa o reaproveitamento de águas cinzas provenientes de pias, chuveiros e máquinas de lavar e que, após o processo de filtragem, possibilita a produção de alimentos, irrigação de hortas e a manutenção de uma cerca viva com árvores ou arbustos.
Para Robert Klein, country manager da Voltalia Brasil, o mercado atual de energia brasileiro está mais estruturado e a expectativa é que haja demanda suficiente de energia para manter a capacidade de produção. Além de permanecer investindo no país, Klein considera essencial os resultados conquistados por meio das ações socioambientais. “Na Voltalia, temos uma equipe dedicada exclusivamente para conduzir esses projetos. Precisamos olhar não apenas a questão energética, mas também o aspecto social e ambiental. Por isso, os trabalhos desenvolvidos junto a essas comunidades são fundamentais para nós”, afirma o executivo.