A Volvo está introduzindo em sua linha 2021 o novo VM City. Equipada com motor de 270 cv, a nova versão conta com cabine curta, transmissão de seis marchas e um eixo traseiro de dupla velocidade. “Projetamos esse caminhão para atender tudo o que os transportadores com operações de tiro curto, dentro das cidades ou de distribuição regional, precisam. Mas sem abrir mão da qualidade e robustez de um Volvo”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da marca.
Versatilidade
O VM City é um caminhão pensado nos transportadores que precisam de versatilidade para vários tipos de carga. Atende principalmente empresas que atuam em segmentos do varejo e precisam flexibilidade para distribuição de gêneros diversos, desde pequenos comércios ou mercados, lojas de materiais de construção, distribuição de alimentos e muitos outros. Pode ser também usado como veículo de apoio em empresas que fazem “leva e traz” de artigos variados.
“Há uma enorme gama de aplicações para o VM City. São operações em que o motorista roda em vários trechos curtos durante o dia e não precisa dormir no veículo. Por isso, essa versão tem a cabine curta e o ar condicionado é opcional”, argumenta Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões Volvo.
O VM City amplia a oferta Volvo em semipesados. “A marca foi a que mais cresceu neste segmento no ano passado e mantém um bom desempenho em 2020, com um crescimento de 29% sobre o mesmo período do ano anterior, mesmo com o cenário adverso do momento”, destaca Cavalcanti.
Nova configuração do FH
Outra novidade da linha Volvo 2021 é a nova configuração de série do FH 4×2 e 6×2. Agora essas versões passam a ser oferecidas com o entre-eixos de 3500 mm como padrão, acompanhado de defletores laterais de ar para melhorar a aerodinâmica entre cavalo-mecânico e carreta e trazer ainda mais economia.
“Já havíamos conquistado até 10% de economia de combustível com a introdução da tecnologia da aceleração inteligente Volvo no ano passado. Agora, na combinação desse entre-eixos e os defletores laterais, os FH 460 4×2 e 6×2 pode somar, dependendo da operação, até 2% a mais de economia, além daquele ganho anterior”, assegura Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.
As opções de entre-eixos 3200 mm e 3600 mm continuam disponíveis para o FH 460 6×2. Mas, nesse caso, o defletor lateral de ar é considerado um item opcional.
Segurança ativa mais acessível
Um benefício adicional, válido para todos os Volvo FH modelo 2021, é a popularização de alguns recursos de segurança ativa. Itens como as luzes de frenagem de emergência (lanternas traseiras piscam automaticamente em desacelerações bruscas), sensor crepuscular (faróis acendem automaticamente no entardecer), sensor de chuva (limpadores de para-brisa são acionados automaticamente) e as luzes “três marias” (aumentam a visibilidade noturna do veículo em aclives), passam a estar disponíveis já nas versões de acabamento intermediário do caminhão.
FH segue na liderança
O FH segue isolado na liderança do mercado brasileiro de caminhões. De acordo com o ranking Fenabrave, o modelo Volvo ocupa as duas primeiras colocações entre os veículos de carga mais vendidos no país. Até maio, já foram emplacadas 2.041 unidades do FH 540 e 1.457 unidades do FH 460 (somadas todas as versões de eixos de cada modelo), números à frente até mesmo de caminhões médios e leves.