Exclusiva para o movimento de toras em pátio no segmento florestal e na indústria madeireira, o novo modelo é uma solução ainda mais eficiente. O principal destaque é o aumento da capacidade de carga. A L200 High Lift oferece uma nova gama de garras e carrega até 11,2 toneladas de toras, 27% a mais que a versão anterior, a L180H HL.
O conjunto frontal da nova pá-carregadeira tem uma unidade rotativa totalmente redesenhada e reforçada. Agora os pneus são de série 875, mais largos. Com isso, proporcionam mais estabilidade e agilidade na operação. “A nova L200H High Lift entrega muito mais versatilidade, eficiência do combustível e alta produtividade para um segmento em pleno crescimento em todo o continente”, diz Luiz Marcelo Daniel, Presidente da Volvo CE Latin America.
Com reforços adicionais, a L200H High Lift é uma máquina projetada para trabalhar com mais metros cúbicos por hora. O sistema de braço de alta elevação empilha até 6,9 m de altura, o que potencializa o espaço no pátio de madeira em até 60% em comparação com uma carregadeira convencional. Já os quatro pneus com a mesma dimensão e a direção articulada aumentam a estabilidade no deslocamento em velocidade alta por terrenos adversos. A base da máquina trabalha em superfícies irregulares, sem necessidade de áreas pavimentadas ou concretadas. A melhor cabine do mercado mantém os operadores confortáveis e produtivos. Já o acesso direto aos pontos de serviço ajuda a manter os custos de manutenção baixos e o tempo de máquina disponível ao máximo.
Tecnologia e economia
Destaque também para a tecnologia embarcada e que reduz o consumo de combustível em até 15%. A L200H HL tem transmissão com a funcionalidade Optishift. Trata-se de um sistema composto por um novo conversor de torque e de uma função de reversão de sentido de direção por frenagem, o Reverse-by-Braking (RBB), exclusivo da Volvo. A economia de combustível é possível porque a função de bloqueio (Lock-up) eleva a eficiência do conversor de torque de 85% para 100% durante operações de deslocamento. É justamente a eliminação de perdas mecânicas no conversor que otimiza o consumo de combustível. A tecnologia também facilita a operação da máquina, diminui a fadiga da transmissão e assim amplia a vida útil do equipamento.
A nova L200H HL vem também com o Co-pilot Load Assist e vários aplicativos de assistência que incrementam a operação. Com o sistema de pesagem integrado, o operador movimenta sempre o máximo de toras. Já o app Operator Coaching auxilia o operador e amplifica o desempenho durante a movimentação da máquina. O Tire Pressure Monitoring System controla a temperatura e pressão dos pneus, para garantir mais vida útil.
Mais segurança
Em linha com a visão Zero Acidentes da Volvo, a segurança é outro ponto forte da nova L200H HL. A pá-carregadeira tem à disposição a funcionalidade CMS (Colision Mitigation System). O CMS reconhece obstáculos e freia a máquina automaticamente para evitar acidentes. Além da câmera traseira integrada, o equipamento tem também câmera frontal que auxilia o operador a ter uma melhor visão no manuseio da pilha de toras. A nova pá-carregadeira Volvo tem ainda um pacote de iluminação com 22 luzes de led que melhora a visibilidade e aumenta a segurança.
Versatilidade
A nova Volvo L200H HL pode substituir com vantagem outros equipamentos comumente utilizados para a manipulação de toras em pátios, como escavadeiras e manipuladores. “São equipamentos que não têm a mesma versatilidade. A L200H HL é muito mais produtiva e econômica. É uma solução única para o segmento madeireiro obter o máximo de desempenho na movimentação de toras em pátios”, afirma Boris Sánchez, head de gerenciamento de produtos e serviços de produtividade da Volvo CE na América Latina.