Volvo lidera mais uma vez em pesados e FH é o caminhão mais vendido do Brasil novamente

A Volvo fechou 2022 com uma posição de grande destaque no mercado brasileiro de caminhões. A marca manteve a liderança no segmento de pesados, com 18.747 unidades emplacadas e 29% de market share. O modelo Volvo FH 540cv foi novamente o caminhão mais vendido do País, entre todas as categorias, com 8.317 veículos, segundo levantamento da Fenabrave, entidade que congrega as concessionárias das diversas marcas. Outro destaque foi o semipesado Volvo VM 270, que pela primeira vez ficou no topo dos licenciamentos em sua categoria.

Somando todos os caminhões entregues, a Volvo liderou a classe acima de 16 toneladas, que reúne veículos pesados e semipesados. Foram emplacadas 24.093 unidades, o que representa 24,6% de participação. “Este é um feito inédito para a Volvo. Pela primeira vez somos líderes na soma dos segmentos em que atuamos. Isso mostra nossa consistência em pesados e também nosso crescimento contínuo em semipesados”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo. A marca emplacou 5.346 caminhões semipesados no ano passado, 39% a mais que no exercício anterior, e conquistou inéditos 16,3% de market share nesse segmento.

Volvo FH 540

É a quarta vez consecutiva que o pesado Volvo FH 540 lidera os emplacamentos totais de caminhões no País, com volumes acima até mesmo de modelos leves e médios. Considerando somente o ranking dos pesados, esta é a décima vez que o FH ocupa o topo da lista. “O alto profissionalismo dos transportadores, que buscam veículos econômicos, robustos e com alta disponibilidade, faz do Volvo FH o líder em vendas. É um caminhão muito avançado e seguro, que dá grande retorno em produtividade em qualquer operação de transporte”, assegura Cavalcanti.

Volvo VM 270

O modelo semipesado da Volvo teve excelente desempenho em vendas e pela primeira vez liderou os emplacamentos em sua categoria, com 4.732 unidades licenciadas. Sua versão mais vendida é a 6×2 com chassi rígido, configuração que permite enorme variedade de implementos e aplicações, desde a distribuição urbana até viagens rodoviárias de média distância. “A versatilidade sempre foi uma característica da linha Volvo VM, que vem crescendo consistentemente na preferência do mercado, ano após ano. Em 2022, atingimos nossa maior participação neste que é um dos segmentos mais disputados no mercado brasileiro de caminhões”, comemora Cavalcanti.

Nova geração

A recém-lançada linha Volvo Euro 6 que começa a ser produzida agora em janeiro, chega com muito mais tecnologia e com um consumo ainda menor. A nova geração está de 8 a 10% mais econômica, dependendo do modelo do caminhão.

O novo motor da linha F foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases. O turbo compressor é ainda mais silencioso e eficiente, gerando torque máximo e rotações menores. O VEB+ (Volvo Engine Brake Plus), o consagrado e potente freio motor da Volvo, vem de série para todos os motores da linha F. Na linha VM o motor é totalmente novo, com potências maiores e fabricado pela própria Volvo. Os novos caminhões estão equipados com a caixa I-Shift de 7ª geração, com aprimoramentos que tornaram as trocas de marcha 30% mais rápidas.

Mais segurança

A Volvo reforçou ainda mais a segurança da nova linha. A lista de itens de segurança de série do FH Euro 6 é maior: freios eletrônicos EBS, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência, ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), piloto automático de descida, freio motor VEB+, luzes de freio de emergência, espelhos auxiliares, controle de tração, bloqueio automático do diferencial, auxílio de partida em rampa, freio de estacionamento com ativação/desativação automática, cabines com célula de sobrevivência, para-choque frontal anti-intrusão, teto solar com saída de emergência, pré-tensionador do cinto de segurança e freios ABS.

A linha 2023 dos caminhões Volvo FH, FM e FMX é equipada com o I-See pré-mapeado, tecnologia que utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.