Deste ano a 2012, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (Fone: 24 3381.1000) pretende investir R$ 1 bilhão na ampliação da fábrica de Resende, RJ. Além de recursos para aumentar a capacidade de produção, o investimento será dividido entre o desenvolvimento de novas motorizações para caminhões e ônibus, criação de linhas de produtos em nichos ainda não explorados, novos modelos e aplicações na linha atual e pesquisa de fontes alternativas de combustíveis, bem como sua eficiência. É o que detalha Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Quanto à produção, no início de 2007 eram fabricados por dia 145 veículos na fábrica de Resende. Atualmente, a empresa já produz 220 por dia. “Nosso horizonte para os próximos 10 anos contempla a duplicação de nossa capacidade instalada em Resende em 2007”, explica Cortes.
Sobre combustível, o presidente garante que os produtos da Volkswagen Caminhões e Ônibus já estão entre os mais econômicos do Brasil em suas categorias. “Em paralelo, a montadora investe na pesquisa para a adição de biodiesel ao óleo diesel tradicional, tendo sido a primeira marca brasileira a autorizar a mistura a uma proporção de 2% para toda a sua linha de produtos”, conta, acrescentando que no fim do ano passado foi autorizada em caráter experimental a adição de 5% de biodiesel ao combustível de toda a frota de ônibus da cidade do Rio de Janeiro. Cortes também diz que já foram iniciados os estudos da mistura de 20% na operação de caminhões em parceria com o frigorífico Bertin.
“O Grupo Bertin (ver box) é nosso parceiro no desenvolvimento de tecnologias a favor do meio ambiente. Além da aquisição dos caminhões capazes de rodar com até 5% de biodiesel, o grupo testa desde 2006 um lote de veículos Volkswagen que consome combustível B20, ou seja, com 20% de biocombustível adicionado ao óleo diesel comum”, expõe o presidente.
VW CHEGA A 300 MIL VEÍCULOS EM RESENDE
Devido a uma venda histórica, a Volkswagen Caminhões e Ônibus chega a 300 mil veículos produzidos na fábrica de Resende. Em março último, a montadora iniciou a entrega de 1.150 caminhões Constellation 17.250 Tractor, 19.320 Titan Tractor, Worker 9.150E e 26.260E ao Grupo Bertin, representando um dos maiores negócios do segmento de veículos comerciais já fechados no país. Holding que atua nos segmentos de agroindústria, infra-estrutura e energia renovável, o Grupo Bertin passa a ser um dos maiores frotistas de caminhões Volkswagen do mundo. Os veículos também são os primeiros da marca autorizados a rodar com mistura de biodiesel a até 5%, mantendo as características originais de fábrica.
Novo Centro Logístico
O novo Centro Logístico da VW possui 24.000 m² de área construída em um terreno de 50.000 m², ao lado da fábrica em Resende. Será destinado à preparação de kits e peças que antes ocupavam toda a lateral da linha de montagem. “No Centro Logístico serão armazenados e preparados todos os kits de peças, aliviando a linha de montagem de caminhões e ônibus e melhorando a organização desses materiais”, explica Cortes.
A necessidade da construção de um Centro Logístico surgiu devido ao aumento de produção na fábrica. “A previsão para o início das atividades é para este primeiro semestre de 2008”, afirma.
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