A multinacional ID Logistics, um dos principais operadores logísticos internacionais, inaugura com a Wella Company, líder global no segmento de produtos para cabelos e unhas da indústria da beleza, seu Centro de Distribuição Nacional. Este armazém passa a ser referência no segmento de cosmético localmente e já se destaca como a terceira maior operação da Wella em todo o mundo.
A parceria ocorre em um momento crucial para a Wella, uma vez que a companhia acaba de finalizar seu processo de spin-off e torna-se uma empresa 100% independente, controlando as atividades relacionadas à rede de abastecimento de seus produtos, iniciando um novo capítulo de sua história no Brasil.
“Neste ano, celebramos 70 anos de atuação e inovação no Brasil. A inauguração do primeiro Centro de Distribuição da Wella Company no Brasil representa mais um passo significativo em nossa jornada de independência e reflete nosso compromisso em elevar os padrões da indústria de cuidados com o cabelo e fortalecer nossa presença como líderes no mercado profissional brasileiro”, destaca Nathalie De Gouveia, presidente da Wella Company no Brasil.
Localizada na estratégica cidade de Extrema, sul de Minas Gerais, próximo aos principais centros consumidores, esta nova instalação favorecerá a eficiência da logística de distribuição em nível nacional de suas renomadas marcas à diversos canais, desde o atacado, a distribuidores especializados no segmento, a salões de beleza, a perfumarias, a farmácias e o e-commerce.
Atualmente, a ID Logistics Brasil possui forte presença na região, alcançando o patamar de cerca de 2 mil colaboradores, demonstrando capacidade de gerenciar a demanda flutuante de recursos entre seus sites criando maior flexibilidade aos seus clientes.
“Inaugurar esse Centro de Distribuição em Extrema, fortalecendo ainda mais nossa atuação na região e em parceria com a Wella Company, líder do mercado nesse segmento, nos enche de orgulho e fortalece nosso compromisso de entregar excelência operacional e inovação, oferecendo sempre a melhor solução para nossos clientes. Meus agradecimentos a todos que construíram esse incrível projeto e em especial a Wella Company por ter nos confiado essa missão. É apenas o começo de uma história que será de muito sucesso!”, cita Gilberto Lima, CEO da ID Logistics
Perfil da Operação
Os módulos destinados à Wella Company abrangem uma área construída de aproximadamente 12.000 m², com uma capacidade de armazenamento de cerca de 14 mil posições-paletes, incluindo uma infraestrutura diferenciada para acondicionar aerosol e inflamáveis, garantindo as conformidades regulatórias, bem como a integridade desses produtos. Diariamente, 21 caminhões operam nesse Centro de Distribuição, movimentando mais de 110 mil caixas por mês.
A operação funciona 24 horas por dia em parte do ano, propiciando uma maior agilidade no atendimento a seu cliente. Há também uma Torre de Controle – uma novidade dentro do portfólio de serviços e soluções da ID Logistics Brasil – para direcionar à Wella rotas mais eficientes e monitorar o status das remessas até a entrega no destino.
De acordo com Paula Despinoy, diretora de Logística e Supply da Wella Company, a qualidade da oferta da ID Logistics Brasil, sob o ponto de vista comercial e técnico, e a capacidade de suportar os planos de crescimento foram decisivos para selar a parceria. “Conseguiremos atender às demandas do mercado brasileiro com maior eficiência e agilidade. Estamos comprometidos em otimizar nossas operações e oferecer as melhores soluções aos nossos clientes.”
Na visão da Caroline Apezzatto, diretora de Desenvolvimento de Negócios, R&D e Comunicação,“essa parceria representa um marco na jornada da ID Logistics no Brasil, a colaboração entre as Companhias oferece uma série de benefícios que certamente impulsionarão a eficiência e o sucesso desta operação, empoderando os consumidores da Wella Company, inspirando profissionais de beleza e as comunidades ao nosso redor”.
Sustentabilidade
Este novo Centro de Distribuição possui certificação LEED, iluminação em LED, estação de tratamento de efluentes e reciclagem. Além disso, ainda está prevista a instalação de painéis solares até 2025, para que o consumo de energia atual da operação passe a ser 100% limpa. A edificação possui também isolamento FaceFelt, que assegura mais conforto acústico e térmico, com redução na temperatura do ambiente interno.