A Wilson Sons participou no início de junho de uma complexa operação especial no Porto de Pecém, no Ceará. A companhia, por meio da Wilson Sons Rebocadores e da Wilson Sons Agência, teve papel fundamental nesta operação do navio Zhen Hua 26, que trouxe dois STSs (Ship-to-Shore cranes ou, como comumente chamados, portêineres), guindastes específicos para utilização em descarga/embarque de contêineres em navios porta-contêiner. Estes equipamentos serão comissionados para a APM Terminals. A escala teve início no dia 4 e foi concluída em 11 de junho.
O trabalho, na verdade, teve início muito antes. Jamiro Dias, gerente da Filial Fortaleza da Wilson Sons, explica que o contato com a chinesa ZPMC, contratante e fabricante dos guindastes, começou há sete meses. “Como agência marítima, estivemos acompanhando todo o processo desde o início, fornecendo informações e servindo de interface entre a ZPMC e Cearáportos. Foi uma operação complexa, pois o berço que recebeu os equipamentos teve sua construção finalizada recentemente e o Zhen Hua 26 foi o primeiro navio a atracar neste berço. Para tornar esta operação possível, participamos de diversas reuniões para buscar viabilizar esta operação, envolvendo a Praticagem, a Capitania dos Portos e a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos)”, conta o executivo.
Durante a estadia do navio Zhen Hua 26, os rebocadores WS Aquila, Auriga e Fornax, que atuam no porto de Pecém, estiveram envolvidos nas manobras de atracação e desatracação e também realizaram assistência junto ao costado no navio no momento da descarga dos dois equipamentos.
Essa foi a primeira operação deste tipo que a Wilson Sons participou com suas duas bandeiras (Agenciamento e Rebocadores) no estado do Ceará. A companhia, contudo, tem grande experiência nesse tipo de trabalho, tendo realizado manobras de embarcações da ZPMC em terminais do Porto de Santos e do Porto de Salvador, por exemplo.