Wilson Sons Rebocadores fortalece atuação na Região Norte

A Wilson Sons Rebocadores, empresa de apoio portuário do Grupo Wilson Sons, vem fortalecendo suas operações no estado do Pará, demonstrando seu interesse crescente pela Região Norte, onde passou a atuar regularmente há dois anos.

No Pará, a companhia atende aos portos de Belém, Trombetas (em Oriximiná) e Vila do Conde (em Barcarena). Desde o final do ano passado, todos os rebocadores que atuam nessa região passaram a ser integralmente monitorados por uma importante ferramenta da companhia: a Central de Operação de Rebocadores (COR). As embarcações são rastreadas remotamente, garantindo maior segurança, eficiência e planejamento para as operações.

“Temos muito a comemorar com essa conquista. Ao longo dos últimos anos, fizemos um esforço intenso para desenvolver e implementar a Central de Operação de Rebocadores em toda a costa brasileira. Com a chegada ao Pará, única região do país que ainda não era coberta pelo sistema, concluímos um importante ciclo”, comenta o executivo.

A COR está baseada em Santos, de onde monitora todos os rebocadores de concepção azimutal da Wilson Sons. Por meio de equipamentos modernos e equipe especializada, a empresa acompanha as manobras e presta todo apoio necessário para seu sucesso. “A COR é um importante diferencial em nossas operações. Os clientes sabem que nossa busca por segurança e eficiência se reflete também nas operações deles. Buscamos sempre a excelência nos atendimentos”, diz o diretor comercial, Jonathan Dumphreys.

A qualidade das operações da Wilson Sons Rebocadores é uma importante aliada na atração de novos clientes. Recentemente, a companhia foi convidada a participar de operações experimentais para o Terminal de Grãos Ponta da Montanha (TGPM), no Pará, que passará a receber navios Panamax, de porte maior. Até então, não era necessário o uso de rebocadores no local para auxiliar nas manobras. Duas embarcações ficarão à disposição do terminal por um período de três meses.

Longe da Região Norte, a Wilson Sons Rebocadores realiza testes também no Porto do Açu, no Norte Fluminense. Estão sendo feitas manobras experimentais de operações noturnas, horário em que não costumam ocorrer manobras no local. A companhia está no Açu desde 2014.

Para dar conta de tantas operações importantes ao mesmo tempo, a frota da Wilson Sons vai receber novos rebocadores em 2016. Desde o início do ano, o WS Titan – primeiro Escort Tug do Brasil – e o WS Cygnus já estão nos mares e outras cinco embarcações ainda serão entregues pela Wilson Sons Estaleiros.