No começo do mês, a Yusen Logistics realizou uma operação especial para transportar um contêiner da exposição itinerante “Caminhos da Vacina”, promovida pela organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras. O transporte foi de São Paulo para Campinas, onde a exposição acontece no Parque Taquaral.
O desafio da operação é não danificar o conteúdo do contêiner que é frágil. Para isso, foi preciso usar equipamentos de içamento e uma equipe de apoio especializada. A Yusen Logistics fechou um seguro para a carga e assumiu a responsabilidade por qualquer eventual avaria.
Para quem ainda não conhece, o objetivo da exposição é mostrar aos visitantes os desafios de vacinar populações nas áreas remotas do mundo. Todos os anos as dificuldades logísticas impedem que cerca de 22 milhões de crianças com menos de um ano sejam imunizadas contra as principais doenças da infância, especialmente pelo fato de que a maior parte das vacinas precisa ser acondicionada entre 2 e 8 graus Celsius, e em muitos lugares não há energia elétrica.
A exposição mostra o percurso das vacinas desde o armazém da MSF (Médicos sem Fronteiras) na Bélgica até o coração da África, no Congo. De lá seguem em veículos 4 x 4, motos, canoas e até a pé. Tudo isso pode ser conferido na exposição “Caminhos da Vacina”. Depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Campinas, a exposição deve seguir para outras cidades ainda este ano.
“A operação foi um sucesso e o cliente ficou muito satisfeito, mas para nós foi também importante fazer parte de alguma forma deste processo de vacinação em área longínquas”, disse Alexandre Chami, diretor de IFF (International Freight Forwarder) da Yusen Logistics.